Parceria

Aproximar as universidades das escolas não é tarefa simples nem fácil, mas nós do Colégio e Curso PRW e da UNIFASE, conseguimos!

Estamos iniciando uma parceria entre o Colégio e o Curso de Psicologia da UNIFASE com o objetivo de, juntos, construirmos um processo de educação humanizado, acolhedor e que permita a formação de jovens cognitivamente autônomos e com capacidade crítica e reflexiva para contribuir com a construção de uma sociedade mais solidária, justa e emancipada em todos os aspectos da vida.t

“…juntos, construirmos um processo de educação humanizado, acolhedor e que permita a formação de jovens cognitivamente autônomos e com capacidade crítica e reflexiva…”

Nesse sentido, promovendo o encontro entre as demandas educativas do colégio e as possibilidades da Psicologia da Educação, desenvolvemos colaborativamente um projeto inicial que contempla atividades direcionadas a cada ano letivo, sempre no sentido de possibilitar a plena realização das potencialidades presentes em cada etapa do desenvolvimento infanto-juvenil.

Considerando esse objetivo, no Ensino Fundamental, serão dois os projetos. O primeiro, com os estudantes do 6º ao 8º ano, tem por finalidade desenvolver as habilidades de organização pessoal e de planejamento dos objetivos de estudo.  O segundo projeto, com os estudantes do 9º ano, tem por finalidade elaborar o perfil cognitivo e atentivo dos estudantes, auxiliando-os no conhecimento e compreensão de suas aptidões e habilidades cognitivas e contribuindo para o planejamento de suas escolhas profissionais futuras.

No ensino médio, naturalmente direcionado à orientação, serão três diferentes projetos. Para os estudantes do 1ª série serão detalhadamente apresentadas e discutidas as muitas profissões e seus mercados de trabalho. Para os estudantes da 2ª série, será oportunizada a realização do processo de orientação vocacional e profissional. E, para os estudantes do 3ª série e do pré-vestibular, serão desenvolvidas atividades em grupo que permitam a discussão e elaboração das ansiedades, medos e expectativas vividas nesse momento tão decisivo de passagem da adolescência à vida adulta.

Confiamos que essas atividades conjuntas possam permitir a construção efetiva de conhecimentos aliada ao integral e equilibrado desenvolvimento de cidadãos cognitivamente emancipados e comprometidos consigo, com o outro, com o meio que os inscreve e circunscreve e com a construção de um mundo melhor.

Planejamento proposto

As informações a seguir estão organizadas como resumo das atividades a serem desenvolvidas e tem caráter de proposta a ser discutida e alterada tanto quanto necessária ao atendimento das demandas do Colégio. À exceção daquelas que estão planejadas para o 9º ano do EF e o 2º ano do EM que envolvem processos de avaliação psicológica, todas são gratuitas.

6º ano | 7º e 8º anos
Encontros semanais, intercalados entre as turmas do 6º ano e dos 7º e 8º anos, essas serão trabalhadas em conjunto; cada grupo, portanto terá encontros quinzenais.

Encontro Inicial
| 6º ano em separado, considerando as especificidades da chegada ao segmento do Ensino Fundamental.

| 7º e 8º juntos, a partir da aposta no coletivo e na troca como base para o trabalho de organização.

Reunião de convite e apresentação junto às famílias.

| Eixo 1: “Conhecendo os recursos”

Apresentação da equipe da FASE e levantamento como os alunos de como eles estão se organizando até agora, ter acesso, via alunos aos calendários e como são postadas as tarefas de casa e avaliações.  Já apresentar o modelo de agenda desenvolvido pela equipe que será um diário compartilhado via padlet.

Diário compartilhado: os alunos contarão com três perguntas norteadoras que embasará a organização dos estudos e a relação com as aulas que está assistindo.

| Eixo 2: “Entendendo a rotina”

Objetivamente desenvolvimento de cronogramas individuais, a partir do modelo apresentado, que possa ser seguido e sirva de base para alimentar o diário coletivo.

| Eixo 3: “Importância do erro”

Poder dialogar com o processo de organização ser pautado em tentativas e erros, é um processo de autoconhecimento, entender o que funciona, como, a quantidade de tempo de rendimento, os melhores horários. Todos esses aspectos só serão conhecidos a partir do que não funcionou nas propostas anteriores.

| Eixo 4: “E eu com isso?”

Autoria do aluno no que está sendo desenvolvido. Aposta de que se fizer sentido para ele, terá continuidade, ainda que com constantes e necessários ajustes.

Devolução
Devolutivas para os alunos e posteriormente para as famílias em formato de relatórios.

1ª série
Serão realizadas rodas de conversa virtuais, com duração aproximada de 1 hora e 30 minutos e periodicidade quinzenal, para apresentação e discussão das profissões de interesse dos estudantes. Para cada profissão será convidado um profissional com experiência consolidada no mercado de trabalho da referida profissão.

2ª série
Serão realizados 4 encontros presenciais (com grupos de até 8 estudantes) e 2 encontros virtuais com duração aproximada de 2 horas e periodicidade semanal, com o objetivo reflexões frente ao processo da escolha profissional. No decorrer dos encontros serão realizados testes psicométricos, projetivos e de interesses, bem como exercícios vivenciais e ao final será entregue um parecer. Essa atividade terá um custo com o material.

3ª série
Serão realizadas rodas de conversa virtuais, com duração aproximada de 1 hora e 30 minutos e periodicidade quinzenal, para discussão e elaboração das ansiedades, medos e expectativas vividas nesse momento tão decisivo de passagem da adolescência à vida adulta.

Tal qual a atividade proposta para a 3ª série, serão realizadas rodas de conversa virtuais, com duração aproximada de 1 hora e 30 minutos e periodicidade quinzenal, para discussão e elaboração das ansiedades, medos e expectativas vividas sobretudo em relação à aprovação nas provas dos vestibulares.

Faça o download do arquivo do projeto.