Educação com significado!

Acreditamos que a educação é um processo que ocorre em todos os lugares e em todos os momentos, mas que a escola é o espaço privilegiado para torná-la ativa, consciente e sistematizada. Além disso, é o lugar para refletir sobre o que, por que e como aprender, processando filtros que se adequam aos valores e às normas da sociedade. O PRW acredita que é através da tomada de consciência sobre o conhecimento que os conteúdos se tornam significativos e podem ser agenciados pelos educandos.

Do 6º ano fundamental a 3º série do médio.

Queremos ser a sua escola!

Filosofia Educacional e Prática Pedagógica

O PRW desenvolve uma prática pedagógica que dialoga com diferentes teóricos da educação, acreditando no potencial e na convergência de suas ideias.

Acreditamos no papel ativo do aluno na construção de seu conhecimento através de experiências (Piaget) e na interação com outros, pois a aprendizagem é uma experiência social em que linguagem e ação se relacionam (Vygotsky). Mas não é apenas isso. Compreendemos o aluno como um organismo completo e integrado ao meio, ou seja, para nós, a efetiva aprendizagem se realiza na consideração dos aspectos afetivos, cognitivos e motores (Wallon).

O PRW está centrado no aluno, na observação e no acompanhamento de suas potencialidades, garantindo as condições para seu desenvolvimento, o qual, por sua vez, não se restringe aos conteúdos tradicionais.

Sintonizadas com a BNCC, nossas práticas estão orientadas no intuito de consolidar habilidades e competências, ou seja, o desenvolvimento de diversos ‘saber fazer’ que uma vida em sociedade e em permanente mudança exige. Saber argumentar, por exemplo, exige mais do que acessar os conhecimentos consolidados. É preciso saber ouvir, pesquisar, valorizar e respeitar as perspectivas diversas, ter consciência de si (de suas qualidades e de seus limites) e até mesmo ser capaz de desenvolver suas ideias em diferentes formas de expressão.

É preciso que a escola se comprometa com o desenvolvimento das habilidades e competências para que o aluno possa aprender a aprender. Longe de ser um repetidor de fórmulas, trabalhamos para que o aluno seja capaz de, com autonomia, transformar a si mesmo, especialmente porque vivemos num tempo no qual não é mais possível supor que o conteúdo de hoje será válido amanhã.

Ninguém pode conhecer por nós: é uma ação que atravessa o indivíduo. Desse modo, o PRW se propõe a apresentar o mundo, mas sobretudo mobilizar as condições para que o aluno saiba se apropriar das informações para utilizá-las em benefício do seu crescimento e ser feliz em sociedade. Nossos esforços se dirigem para que os alunos se tornem seres humanos críticos, mas empáticos; cidadãos participativos, mas respeitosos; profissionais qualificados no seu saber específico, mas também nas relações interpessoais.

Tal proposta pedagógica só se realiza através de uma equipe qualificada e integrada e que considera que o saber não está confinado nas paredes de uma sala de aula, ao contrário, uma equipe que sabe fazer de qualquer espaço uma sala de aula, articulando de modo vivo os conhecimentos já consolidados com a realidade do mundo.

Oferecemos uma equipe com sólida formação acadêmica que, para realizar tais princípios, conhece cada aluno – do 6º ano à 3ª série – e busca o melhor para ele em diálogo com a família.

O Bright Futures é um programa bilíngue de conteúdos interdisciplinares e materiais específicos que visam formação bilíngue, a partir do trabalho com competências globais e com o aluno como agente do seu aprendizado. Ancorado ao CEFR¹, um renomado padrão europeu para aferir o nível de compreensão e expressão oral e escrita da língua inglesa.

Combinado a toda expertise da Oxford University Press, autoridade mundial no ensino de língua inglesa, os princípios metodológicos do Bright Futures favorecem o desenvolvimento linguístico dos alunos e proporcionam experiências em diferentes áreas do conhecimento.

Nossos objetivos

1

Proporcionar aos educandos o desenvolvimento e o reconhecimento de suas potencialidades.

2

Desenvolver, no educando, a capacidade de perceber, comparar, refletir, selecionar, experimentar, criticar e chegar às próprias conclusões, fazendo uma autoavaliação consciente, contínua e concreta do seu próprio aprendizado.

3

Auxiliar o educando no desenvolvimento de atitudes e de valores significativos à convivência em sociedade e ao bem coletivo

4

Orientar o educando em relação aos direitos e deveres do cidadão.

Agendamento

Faça download da nossa apresentação e marque uma visita para conhecer a futura escola da sua família.